Pare tudo que está fazendo e vá assistir Dark

Ok, o título foi um pouco exagerado. Você não precisa necessariamente parar de trabalhar, comer ou tomar banho. Mas para você fã de série, peço que de uma atenção para essa atração da Netflix, para o texto e claro para as indicações do PPS.


A série criada por Baran bo Odar e Jantje Friese faz parte de uma expansão da Netflix, que está investindo cada vez mais em produções internacionais. Como, por exemplo, a série mexicana Club de Cuervos e a série brasileira 3%. Sendo assim, ela é a primeira produção original alemã do serviço de streaming.

Desde que saiu o seu primeiro trailer, até o seu lançamento em 1 dezembro de 2017, Dark foi comparada por muitos com Stranger Things. Por mais que algumas características apresentadas em seus teasers levavam a crer que essa teoria de fato era verdade, venho informar que essa comparação é totalmente errônea e a temática de uma é diferente da outra.

A única coisa que Dark tem em comum com Stranger Things é que as duas produções têm crianças desaparecidas e protagonistas adolescentes. Mas relaxem porque isso não é um spoiler. Qualquer pesquisa rápida sobre a série já iria aparecer essa informação.

Como eu não quero me queimar logo no meu primeiro texto aqui no blog e entregar algum tipo de spoiler, por precaução vou citar três motivos para você dar uma atenção a está série, que segundo informações divulgadas pela Netflix é, atualmente, a série que não tem o inglês como idioma mais assistida em todo o mundo na plataforma, com destaque para países como os Estados Unidos, Brasil, Itália, Turquia, Espanha e França.

SciFi de primeira categoria: Se você é meio desinformado assim como eu e não sabe o que significa o termo “SciFi” aqui vai uma rápida explicação. SciFi ou melhor ficção científica segundo o pai Google é um gênero da ficção especulativa, que normalmente lida com conceitos ficcionais e imaginativos, relacionados ao futuro, ciência e tecnologia, e seus impactos e/ou consequências em uma determinada sociedade ou em seus indivíduos, desenvolvido no século XIX. Conhecida também como a "literatura das ideias", evita utilizar-se do sobrenatural, tema mais recorrente na Fantasia, baseando-se em fatos científicos e reais para compor enredos ficcionais.

A ação pode girar em torno de um grande leque de possibilidades como: viagens espaciais, viagens no tempo, universos paralelos, vida extraterrestre, futuro pós-apocalíptico entre outros temas.

Beleza, Edmilson. A explicação não foi rápida e a fonte não é confiável. Então, para simplificar um pouco mais aqui vão alguns exemplos de séries de ficção científica: Black Mirror, Arquivo X, Star Trek, Doctor Who, Stranger Things, Westworld e Battlestar Galáctica.

Lembrando que cada exemplo citado tem um enredo único, mas o roteiro de Dark não fica tão atrás desses sucessos e dependendo da qualidade das próximas temporadas ela pode virar um verdadeiro fenômeno SciFi.

Suspense de tirar o fôlego: Quais elementos são essências para uma boa trama de suspense?

Um bom mistério? Uma reviravolta? Ou aquela surpresinha no final? Bom, todos esses elementos são típicos de muitas produções de suspense e posso confirmar aqui que você vai encontrar todos eles em Dark.
Essa série simplesmente consegue te prender na tela do começo ao fim. Com uma narrativa interessante, ela vai te deixar meio tenso com os diversos enigmas apresentados, mas prometo que você não vai se assustar.

Cenário impecável: Outro aspecto que os produtores e criadores acertaram em cheio foi o local da gravação. Todas as filmagens foram realizadas na Alemanha.

A trama apresenta a cidade de Widen que é composta por florestas imensas, com uma tonalidade obscura, estradas desertas, além do pouco movimento de moradores. Local perfeito para uma história sombria.

Por fim, está é uma série que deve ser vista com calma, já que é necessário se apegar aos detalhes e pensar bastante sobre os acontecimentos apresentados. Como ela apresenta uma grande quantidade de gêneros, como por exemplo, ficção científica, suspense e investigação policial é necessário uma atenção redobrada para entender a história.  

Com 10 episódios de uma hora, essa produção original da Netflix está disponível para o público desde dezembro de 2017 e uma segunda temporada já foi confirmada. 

0 comentários