Artigo | Vencedores do Oscar que estão na Netflix

Caros leitores do PPS mais um ano se inicia, aliás, já faz mais de um mês que iniciou e como de costume começa o período das principais premiações cinematográficas.

Por exemplo, já tivemos no ano de 2018 a entrega do Globo de Ouro, no dia 7 de janeiro. Premiando filmes, séries, diretores, atores e atrizes. O evento foi promovido pela Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood (HFPA, na sigla original).



Também já rolou o Critics’ Choice Awards, prêmio dos críticos de Hollywood destinado a diversas categorias de filmes e séries, no dia 11 de janeiro. No dia 22 do mesmo mês, aconteceu o Screen Actors Guild (SAG Awards), premiação realizada pelo Sindicato dos Atores dos Estados Unidos, contemplando os principais nomes do cinema e da televisão no último ano.

Além dessas premiações citadas existem outras que movimentam Hollywood neste início de ano, porém, existe uma específica que mexe com o coração dos cinéfilos por todo o mundo. O Oscar é claro.

No dia 4 de março, acontecerá a 90ª cerimônia de entrega dos Academy Awards (Oscar) e, faltando menos de um mês para a sua realização, eu trouxe um top cinco de filmes vencedores da estatueta na categoria “melhor filme” que estão na Netflix, para já irmos entrando no clima da maior premiação do cinema.

1 – Moonlight: Sob a Luz do Luar

Ano de produção: 2016.

Direção: Barry Jenkins.

Gênero: Drama.

Elenco: Trevante Rhodes, Ashton Sanders, Alex Hibbert, André Holland, Jharrel Jerome, Jaden Piner, Janelle Monáe, Naomie Harris, Mahershala Ali, Patrick Decile, Shariff Earp, Duan Sanderson, Rudi Goblen e Edson Jean.

Sinopse: Três momentos da vida de Chiron, um jovem negro morador de uma comunidade pobre de Miami. Do bullying na infância, passando pela crise de identidade da adolescência e a tentação do universo do crime e das drogas, este é um poético estudo de personagem.

2 – O discurso do Rei

Ano de produção: 2010.

Direção: Tom Hooper.

Gênero: Biografia, Histórico, Drama.

Elenco: Colin Firth, Geoffrey Rush, Helena Bonham Carter,  Anthony Andrews, Calum Gittins, Claire Bloom, Derek Jacobi, Eve Best, Freya Wilson, Guy Pearce, James Currie, Jennifer Ehle, Mark Barrows, Max Callum, Michael Gambon, Naomi Westerman, Ramona Marquez e Timothy Spall.

Sinopse: Desde os 4 anos, George (Colin Firth) é gago. Este é um sério problema para um integrante da realiza britânica, que frequentemente precisa fazer discursos. George procurou diversos médicos, mas nenhum deles trouxe resultados eficazes. Quando sua esposa, Elizabeth (Helena Bonham Carter), o leva até Lionel Logue (Geoffrey Rush), um terapeuta de fala de método pouco convencional, George está decepcionado. Lionel se coloca de igual para igual com George e atua também como seu psicólogo, de forma a tornar-se seu amigo. Seus exercícios e métodos fazem com que George adquira autoconfiança para cumprir o maior de seus desafios: assumir a coroa, após a abdicação de seu irmão David (Guy Pearce).

3 – Gladiador

Ano de produção: 2000.

Direção: Ridley Scott.

Gênero: Épico, Aventura, Drama, Ação.

Elenco: Russell Crowe, Joaquin Phoenix, Connie Nielsen, Oliver Reed, Richard Harris, Derek Jacobi, Djimon Hounsou, David Schofield, John Shrapnel, Tomas Arana, Ralf Möeller, Spencer Treat Clark, David Hemmings e Tommy Flanagan.

Sinopse: Nos dias finais do reinado de Marcus Aurelius (Richard Harris), o imperador desperta a ira de seu filho Commodus (Joaquin Phoenix) ao tornar pública sua predileção em deixar o trono para Maximus (Russell Crowe), o comandante do exército romano. Sedento pelo poder, Commodus mata seu pai, assume a coroa e ordena a morte de Maximus, que consegue fugir antes de ser pego e passa a se esconder sob a identidade de um escravo e gladiador do Império Romano.

4 – 12 anos de escravidão

Ano de produção: 2013.

Direção: Steve McQueen.

Gênero: Biografia, Drama, História.

Elenco: Chiwetel Ejiofor, Michael Fassbender, Lupita Nyong'o, Sarah Paulson, Benedict Cumberbatch, Brad Pitt, Paul Dano, Adepero Oduye, Paul Giamatti, Garret Dillahunt, Scoot McNairy, Taran Killam, Chris Chalk, Michael K. Williams, Kelsey Scott, Alfre Woodard, Quvenzhané Wallis, Devyn A. Tyler, Cameron Zeigler, Rob Steinberg, Jay Huguley, Christopher Berry, Bryan Batt, Bill Camp, Dwight Henry e Ruth Negga.

Sinopse: 1841. Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos ele passa por dois senhores, Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender), que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.

5 – O Poderoso Chefão

Ano de produção: 1972.

Direção: Francis Ford Coppola.

Gênero: Policial, Drama.

Elenco: Marlon Brando, Al Pacino, Robert Duvall, Diane Keaton, James Caan, John Cazale, Richard Castellano, Talia Shire, Abe Vigoda, Al Lettieri, Gianni Russo, Sterling Hayden, Lenny Montana, Richard Conte, Al Martino, John Marley, Alex Rocco, Morgana King, Salvatore Corsitto, Corrado Gaipa, Franco Citti, Angelo Infanti, Johnny Martino, Victor Rendina, Tony Giorgio, Simonetta Stefanelli, Louis Guss, Tom Rosqui, Joe Spinell, Richard Bright, Julie Gregg e Jeannie Linero

Sinopse: Em 1945, Don Corleone (Marlon Brando) é o chefe de uma mafiosa família italiana de Nova York. Ele costuma apadrinhar várias pessoas, realizando importantes favores para elas, em troca de favores futuros. Com a chegada das drogas, as famílias começam uma disputa pelo promissor mercado. Quando Corleone se recusa a facilitar a entrada dos narcóticos na cidade, não oferecendo ajuda política e policial, sua família começa a sofrer atentados para que mudem de posição. É nessa complicada época que Michael (Al Pacino), um herói de guerra nunca envolvido nos negócios da família, vê a necessidade de proteger o seu pai e tudo o que ele construiu ao longo dos anos.

Peço a você que está lendo este texto que corra para assistir esses clássicos do cinema, já que futuramente a Netflix poderá retirá-los do seu catálogo.

Lembrando que o Oscar ocorre no primeiro domingo do mês de março, até lá prometo mais listas relacionadas à premiação aqui no PPS.

1 comentários

  1. Um excelente ator é Djimon Hounsou. Um dos aspectos mais importantes de cada produção é o seu elenco, pois deles despende que a história seja caracterizada corretamente. Acho que em Rei Arthur a Lenda da Espada fizeram uma eleição excelente ao eleger os atores,sobre tudo ancho que é umo dos melhores da Djimon Hounsou movies . Gostei muito desta história, acho que é perfeita para todo o público.

    ResponderExcluir