Bella Ciao: La Casa De Papel - 1ª Temporada

A série espanhola La Casa De Papel foi a grande surpresa da Netflix nesse começo de ano. Enquanto a segunda temporada não chega e ao ritmo de Bella Ciao, a simbólica canção da produção, falaremos do que já aconteceu até aqui. iQuédate tranquilo! Sin Spoiler.

Sem muito alarde, na maciota e na calada da noite a Netflix postou e saiu correndo. No fim do já longínquo 2017 chegava ao serviço “La Casa De Papel”, uma série produzida para a televisão espanhola criada por Álex Pina com Úrsula Corberó e Alba Flores.


Se você por acaso esteve nesse começo de ano em Marte e não sabe do que estou falando, a série narra a saga de oito ladrões que decidem pôr em prática o audacioso plano de invadir e realizar o maior assalto da história da Espanha, roubar a Casa da Moeda Espanhola.

Cada membro do bando, minuciosamente escolhido pelo “cabeça” da equipe, conhecido como Professor (Álvaro Morte) recebe o nome de uma cidade (Berlim, Tóquio, Rio, Nairóbi, Moscou, Denver, Helsinque e Oslo) e seguindo o planejamento de Professor começam a trabalhar para iniciar o assalto. Mas definir apenas dessa forma o enredo da série seria extremamente injusto, existe todo um contexto político e idealista.

Professor é um misterioso homem que dedicou parte de sua vida elaborando cada detalhe do assalto, tal qual um grande jogo de xadrez, previu cada movimento, desde a ação da polícia, o comportamento dos reféns e até mesmo os eventuais erros de seu grupo ao longo dos dias em que o assalto ocorreria.

Com a premissa nas entrelinhas de que na verdade o governo já rouba o cidadão, a ideia de dar o troco na Casa da Moeda Espanhola se mostra muito mais um ato de rebeldia do que um crime, o que consegue fazer com que o espectador, sejam os cidadãos que acompanham o assalto pela televisão ou nós mesmos, que estamos assistindo a série, nos identifiquemos com os criminosos. É inevitável não torcer pelos “vilões”.


Por se tratar de um programa feito para a televisão, algumas cenas são meio que desnecessárias, estão ali claramente para ocupar espaço, o que alonga um pouco algo que poderia ser resolvido mais rápido, e isso dá uma cansada às vezes, mas nada demais ou que possa estragar a beleza da série.

A primeira temporada mostra o início do plano, desde o planejamento até sua perfeita execução, além de toda a inteligência do Professor, em como ele brilhantemente pensou em todas as possibilidades, além de tentar criar uma espécie de duelo mental entre ele e Raquel Murillo (Itzar Ituño), a inspetora policial responsável por negociar com os criminosos. 

Vemos que naturalmente muita coisa sai do controle, ou ao menos é o que se imagina. As desavenças começam a acontecer e em certo momento parece que tudo irá por água abaixo. 

Embora a série seja uma espécie de “11 Homens e Um Segredo”, adaptada para a televisão, ela apresenta elementos extremamente bem feitos e que o filme, por exemplo, não foi capaz de fazer. Entre eles a relação de Professor e Berlim (Pedro Alonso), algo similar a dos personagens de Brad Pitt e George Clooney em 11 Homens, mas em La Casa de Papel, esse laço é mais bonito, mais bem construído, mas bem feito, a meu ver.

E por fim, a grande cereja do bolo na série é sem dúvida a trilha sonora, liderada pela canção Bella Ciao, e isso é importante, pois essa música é a alma da série. É impossível não sair cantarolando depois de assistir o programa.

Bella Ciao é originalmente uma canção italiana, que foi usada na segunda guerra mundial como um marco de resistência do povo frente o Nazifacsimo de Benito Mussilini. Elá é entoada simbolicamente em vários momentos da série, sempre marcando as passagens mais rebeldes do grupo.

A música é trilha de uma das cenas mais épicas e bonitas de toda a série, em minha opinião, em que Professor e Berlim, conversam e cantam na última noite antes do assalto, levantando suspeitas de que os dois possivelmente sejam irmãos. E isso nem é Spoiler por que já foi dito em vários sites, inclusive pelos próprios atores. Pesado!


A segunda temporada de La Casa De Papel estará disponível no Netflix, no dia 06 de Abril, portanto se você ainda não assistiu a primeira, recomendo fortemente que faça isso, a série é incrível e vai te prender do começo ao fim.

0 comentários