[ARTIGO] Dez anos do melhor filme baseado em quadrinhos já feito

Em 2008 a minha vida esportiva não foi das melhores. No futebol, meu time começou o campeonato muito bem, mas vendeu os bons jogadores e terminou mal. Na formula 1, vimos Felipe Massa perder o título de campeão mundial na ultima curva, da ultima corrida e, o pior, correndo em casa. Foram dois duros baques. Só queria desabafar mesmo. 

Porém algo aconteceu em julho daquele ano que mudou minha vida para sempre. Eu estava de férias escolares quando fui ao cinema ver o filme que explodiu minha cabeça e me transformou em um fã de verdade das histórias em quadrinhos.


BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS

Muita coisa aconteceu depois que o segundo filme do Homem Morcego, nas mãos do diretor Christopher Nolan, chegou aos cinemas. Menos uma: segue sendo o melhor filme já feito baseado em histórias em quadrinhos, e isso é quase unanimidade.

O filme te prende do começo ao fim. Tudo encaixa da melhor forma possível. Eu começo a falar do filme, me arrepio e procuro para assistir novamente.
Lembro que antes de começar as filmagens para o filme, o ator escolhido para viver o Coringa no longa, Heath Ledger, sofreu demais com as críticas. Afinal, até ali o cara só tinha feito papéis em filmes mornos, nada do tamanho do palhaço do crime.

Pois a sua atuação ficou marcada como a única baseada em um personagem em quadrinhos a ter recebido o Oscar.


A cena inicial do filme mostra as credenciais. Um assalto ao banco que introduz o Coringa e abre os trabalhos chutando a porta com uma voadora com os dois pés. Os diálogos, o barulho, o plano arquitetado, são de longe os melhores 10 minutos de um filme que eu já vi na vida. A sequência é impagável.

São varias cenas imortalizadas. O lápis, a icônica frase "Why So Serious?"(Porque você está tão sério?), o resgate do contador chinês. Eu poderia passar aqui uma semana falando do filme. Vocês acreditam que eu sei a maioria das falas? Se quiser eu posso copiar o roteiro aqui inteirinho.

Por fim, o interrogatório, onde o Coringa e o Batman se enfrentam, ficam cara a cara. Heath Ledger e Christian Bale protagonizam um momento inesquecível. O caos e a ordem frente a frente. O Morcego tendo que quebrar sua única regra e o Palhaço do Crime mostrando que todos somos vulneráveis.

Ainda tem o Duas Caras, o comissario Gordon, as lições de moral de Alfred...

Me derreto por esse filme, são dez anos da melhor adaptação de quadrinhos feita. Vida longa a Batman - O Cavaleiro das Trevas.  

0 comentários