Conheça a Vespa – A primeira vingadora

Homem Formiga e a Vespa já estão entre nós. O último filme da Marvel no ano trás de volta o herói tentando lidar com as consequências de ter escolhido #teamcap em Capitão América: Guerra Civil.  


Só que dessa vez Scott Lang irá dividir o protagonismo da história com a Vespa. A heroína faz a sua estréia nos cinemas, se tornando a primeira personagem feminina a ganhar destaque em um título de filme em 10 anos de produções do Universo Cinematográfico da Marvel.

Quem da vida a personagem é a atriz Evangeline Lilly, que interpretou Hope van Dyne no primeiro longa do Homem Formiga. Aliás, o primeiro filme já dava pistas que a personagem iria aparecer nas futuras produções da Marvel. Tanto que na cena pós-crédito vemos Hank Pym mostrando para a sua filha, Hope, uma sala secreta em que ele guarda um uniforme similar ao da antiga detentora do manto da Vespa, sua esposa, Janet van Dyne.

Nos quadrinhos Janet assumiu o uniforme da Vespa e foi uma das integrantes originais dos Vingadores. Sendo conhecida pela sua inteligência e lealdade, a super-heroína é uma das personagens mais conhecidas do universo da Marvel.



E pra você que assistiu os filmes, curtiu a personagem, mas não entendeu muito bem a sua origem, eu trago cinco curiosidades essências para conhecer a história da Vespa.

1# Origem

Janet van Dyne é criação de Jack Kirby e Stan Lee e teve sua primeira aparição em Tales to Astonish #44, de 1963. Ela era filha do brilhante e renomado cientista Vernon van Dyne. Após a morte do pai, Janet ficou muito abalada e procurou conforto no colega de trabalho dele, o também cientista Hanry "Hank" Pym. Sem saber sobre suas atividades como Homem Formiga, ela ficou cada vez mais próxima de Hank. Com o tempo, os dois se apaixonaram e ele revelou o segredo para a moça. Hank sugeriu a Janet o uso das Partículas Pym para ajudá-la na descoberta e captura do assassino de seu pai. Esse é o início da sua vida como a heroína Vespa.



2# Poderes

Com a pesquisa avançada, Hank Pym expôs Janet às partículas Pym. No início, seu encolhimento chegava a apenas 3,8 centímetros. Ao longo do tempo, no entanto, seus poderes e habilidades evoluíram. A partir das técnicas de bioengenharia de Pym, ela foi capaz de apresentar asas e antenas, o que lhe permitiu capacidade de vôo de alta velocidade, se comunicar e comandar exércitos de insetos. Além das asas outra diferença em relação ao uniforme do Homem Formiga é sua habilidade de disparar rajadas bio-elétricas de suas mãos, que causam intensa dor em suas vítimas e podem atravessar estruturas densas, como se fossem um laser.

3# Vingadores

A Vespa foi um dos cinco membros originais dos Vingadores, ao lado do Homem-Formiga, Hulk, Thor e Homem de Ferro. Além de ajudar o grupo a combater ameaças, foi Janet quem sugeriu o nome da equipe. Inclusive, ela se mostrou muito boa com nomes, pois, tempos mais tarde, também foi sugestão dela que o sintozóide criado por Ultron se chamasse Visão. Ela chegou a ser considerada para estrelar o primeiro filme dos Vingadores, mas no fim foi substituída pela Viúva Negra.

4# Vida

Por mais que tenha vivido diversas aventuras com os Vingadores, a vida de heroína não foi a única que conheceu. Apesar de ser filha de um cientista, ela nunca teve muita vocação para a área e, em vez disso, usou seu carisma e habilidade social para virar uma espécie de celebridade. Fora da vida heróica, ela se tornou uma estilista renomada, que trabalhou com celebridades e também chegou a fazer novos uniformes para alguns super-heróis. Além das habilidades no mundo da moda, ela também se revelou talentosa na parte de comunicação e, por algum tempo, foi responsável pela assessoria dos Vingadores.



5# Morte e retorno

No arco dos quadrinhos Invasão Secreta, a personagem teve um caso com Jaqueta Amarela, mas ele acabou se revelando um Skrull. Pior ainda, conduziu experimentos em seu corpo com Partículas Pym enquanto estavam juntos. Janet cresceu sem controle e se transformou em uma bomba-humana. Para evitar sua explosão e a morte de centenas, Thor a atacou com um raio e ela desapareceu. Vespa foi dada como morta, mas na verdade encolheu tanto que ficou presa no microverso, a versão quadrinesca do Reino Quântico. Com o tempo, ela foi capaz de enviar um sinal e os Vingadores foram ao seu resgate.

Curiosidade extra

Na linha continua dos quadrinhos, Hope van Dyne não existe. A personagem é filha de Hank Pym e Janet van Dyne em uma realidade alternativa, na qual, depois da morte dos pais, ela se transforma na vilã conhecida como Rainha Vermelha. 



Entretanto, no cinema a personagem foi aproveitada para ser inserida no cânone do universo cinematográfico. Interpretada por Evangeline Lilly, Hope é a atual Vespa do cinema. Na sequência do filme, Janet - sua mãe e a heroína original - é interpreta por Michelle Pfeiffer.

0 comentários